Espanha está a atravessar um período de chuvas torrenciais e há regiões afetadas, depois de uma seca prolongada. O Governo já acionou os planos da Proteção Civil para o fim de semana. Com milhares de pedidos de ajuda aos bombeiros, Múrcia e Valência são as províncias mais afetadas.
Em Múrcia e em Valência, as províncias mais afetadas pelas chuvas torrenciais das últimas 48 horas em território espanhol, o recorde de pluviosidade foi de 160 litros por metro quadrado em quatro horas, os bombeiros receberam milhares de pedidos de ajuda de pessoas em caves inundadas e estradas cortadas.
As autoridades acionaram os planos da Proteção Civil e ativaram já para o fim de semana o alerta laranja, o segundo nível mais alto da escala das ameaças meteorológicas.
Os apelos oficiais são para a população sair de casa só se for preciso. O alerta mantém-se até domingo, com previsão de mais chuva intensa na costa mediterrânica.
Apesar dos prejuízos, a chuva foi bem recebida por muitos espanhóis num território que regista a primavera mais seca dos últimos 60 anos.