Uma fotografia tirada por Kate Middleton, que retrata a falecida Rainha Isabel II juntamente com os netos e bisnetos, foi manipulada, garante a agência Getty Images.
O retrato em questão foi partilhado pelo Palácio de Buckingham a 21 abril de 2023, no âmbito daquele que seria o 97.º aniversário da Rainha, falecida em setembro de 2022.
Apesar de a fotografia ter sido publicada há quase um ano, só na segunda-feira a Getty Images veio a público esclarecer que o retrato fotográfico foi manipulado.
"A Getty Images reviu a imagem em questão e colocou uma nota de editor, afirmando que a imagem foi melhorada digitalmente", disse um porta-voz da Getty ao The Telegraph.
A fotografia foi tirada pela princesa de Gales durante uma viagem da família real a Balmoral, na Escócia, no verão de 2022.
A imagem mostra os filhos de William e Kate - o príncipe George, a princesa Charlotte e o príncipe Louis – com os primos e com a Rainha.
O jornal The Telegraph fala em "várias inconsistências", incluindo uma linha vertical onde um pedaço do padrão da saia da falecida Rainha não corresponde ao restante. Destaca ainda uma sombra visível atrás da orelha do príncipe Louis e uma pequena mancha escura atrás do colarinho do príncipe George.
Primeira fotografia polémica surgiu na semana passada
Esta notícia surge uma semana depois de a Casa Real britânica ter partilhado uma imagem manipulada de Kate Middleton com os três filhos.
A credibilidade da captura foi posta em causa por várias agências noticiosas internacionais, o que levou a que a princesa de Gales confirmasse que editou a fotografia.
O retrato de família terá sido captado pelo príncipe William e tinha com o objetivo de acalmar as especulações sobre o estado de saúde de Kate, quase dois meses depois de a princesa ter passado por uma cirurgia abdominal, cujo motivo não foi divulgado.
Princesa avistada em público
Desde que Kate Middleton foi hospitalizada, a Casa Real não tem partilhado atualizações sobre a sua saúde, razão que tem levado ao surgimento de inúmeras teorias da conspiração.
No entanto, as dúvidas parecem ter sido desfeitas na segunda-feira quando o The Sun e o TMZ divulgaram um vídeo dos príncipes de Gales numa loja local.