A primeira cimeira dos países emergentes (BRICS) realiza-se hoje. É a primeira reunião desde o início da invasão russa. O presidente chinês, Xi Jinping será o anfitrião do encontro.
Esta cimeira decorrerá em formato virtual e vai reunir os líderes da China, Rússia, Índia, Brasil e África do Sul. O encontro acontece num momento em que Moscovo tenta reunir mais apoio internacional de modo a combater os efeitos das sanções que lhe têm sido impostas pelos países ocidentais.
O Brasil e a Índia permanecem com uma posição mais cautelosa em relação à influência que os russos pretendem ter sobre os países dos BRICS.
Rússia e China procuram alargar este grupo de forma a aumentar a influência política. A aliança entre as duas nações foi reforçada recentemente pelos líderes dos dois países, Putin e Xi Jinping, que falaram ao telefone há poucos dias.
SAIBA MAIS
- “Impor sanções” vai afetar “pessoas em todo o mundo”, diz Presidente chinês
- Rússia apela à união das economias emergentes para conter a crise
- Ex-Presidente sul-africano apoia invasão e diz que Putin é um “homem de paz”
- Tensão Ucrânia e Rússia: posição do Brasil é de “solução pacífica de controvérsias”