O Universo planeia presentear-nos com um raro fenómeno planetário. Do planeta Terra, os amantes do cosmos e os curiosos observadores poderão ver, a partir de sexta-feira, um alinhamento de cinco grandes planetas do Sistema Solar. Uma cientista confirma à BBC que, se o céu estiver limpo, será suficiente para ver Mercúrio, Vénus, Júpiter e Marte a “olho nu”.
We’ll have not one but many opportunities to enjoy a rare lineup of the bright planets over the next few weeks. Amazingly, they’ll be aligned in order of their distance from the Sun.https://t.co/cTdifIjAye pic.twitter.com/5tsxrEEzam
— Sky & Telescope (@SkyandTelescope) June 21, 2022
Este grande desfile de planetas será uma oportunidade especial para ver Mercúrio, que geralmente é obscurecido pela luz brilhante do Sol.
“Os planetas aparecerão “como um colar de pérolas espalhadas perto do horizonte“, explica o cientista espacial e principal observador de estrelas da Sociedade de Astronomia Popular, Lucie Green, à BBC.
Os planetas aparecerão no leste e mover-se-ão para sul. Portanto, Mercúrio será o último planeta a aparecer para completar a fila. Os planetas estarão ordenados consoante as posições a partir do Sol.
Na sexta-feira, uma Lua crescente juntar-se-á à linha de montagem, surgindo entre Vénus e Marte.
Os interessados do hemisfério Norte terão ao seu dispor os melhores lugares da “casa”. Para observar o fenómeno, devem acordar antes do nascer do sol.
O melhor momento para assistir ao fenómeno é entre 45 e 90 minutos antes do nascer do sol. Preferencialmente, os observadores devem olhar para Leste e muito perto do horizonte, idealmente a partir de um ponto alto.
O último alinhamento planetário ocorreu a 4 de julho de 2004, dia em que todos os planetas se enfileiraram em simultâneo. Já o próximo desfile será realizado daqui a 18 anos, isto é, a 8 de setembro de 2040.