Cerca de 40 membros do Daesh foram mortos em combates contra as forças curdas no nordeste da Síria, na sequência de um ataque jihadista a uma prisão, informou esta sexta-feira uma organização não-governamental (ONG).
Trinta e nove jihadistas morreram em confrontos na prisão de Ghwayran, na cidade de Hasakah, enquanto as forças curdas tentavam impedir a fuga dos prisioneiros, segundo o Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH).
O ataque desencadeou combates dentro e nas proximidades do estabelecimento prisional.
“O número de forças de segurança e guardas prisionais mortos chega a 18”, disse o OSDH, referindo ainda que este foi o ataque mais importante desde que o Daesh foi derrotado em 2019 na Síria, quando foi expulso de seu último reduto no leste do país.
O ataque foi lançado durante a madrugada contra a prisão de Ghwayran, situada em Hasakah, no nordeste da Síria, onde estão detidos milhares de presumíveis membros do Daesh.
“Vários prisioneiros conseguiram fugir”, disse a ONG, sem especificar o número.
As Forças Democráticas Sírias (FDS), integradas nomeadamente por combatentes curdos, disseram ter detido 89 prisioneiros que tentaram fugir durante o ataque.
A prisão de Ghwayran abriga cerca de 3.500 presumíveis membros do Daesh, incluindo líderes do grupo extremista, segundo o observatório.
SAIBA MAIS