A polémica “Partygate”, que envolve o primeiro-ministro britânico, tem mais um episódio: Boris Johnson terá celebrado duas festas de aniversário no dia 19 de junho de 2020, quando o país estava em confinamento.
Emanuel Nunes, correspondente da SIC em Londres explica que a primeira festa terá decorrido na sala de reuniões do Conselho de Ministro, tendo contado com 30 pessoas. Downing Street confirma a festa, mas afirma que Boris Johnson só esteve lá durante 10 minutos.
Além dos convidados, terá estado nesta festa um coro para cantar os parabéns ao primeiro-ministro. No entanto, nessa altura, os coros estavam proibidos de ensaiar devido ao risco de propagação do coronavírus.
O segundo encontro terá acontecido no apartamento do primeiro-ministro, onde alguns membros da família se juntaram para festejar. Esta informação é negada pelo gabinete de Boris Johnson, afirmando que o primeiro-ministro esteve com um pequeno grupo de familiares no jardim e não no interior da habitação.
As festas aconteceram nove dias depois de Boris Johnson ter apelado aos britânicos que continuasse “a respeitar as regras que foram desenhadas para nos manter a salvo”.
Também seis dias, a rainha Isabel II tinha assistido às cerimónias de aniversário à distância, sem poder contar com a presença da sua família, devido às restrições aplicadas para conter a pandemia.
Esta informação é divulgada 48 horas antes do debate semanal no Parlamento e na mesma semana em que serão divulgadas as conclusões do inquérito que às festas em Downing Street. Estas duas festas de aniversário devem estar já incluídas na investigação feita.
Saiba mais:
- “Partygate”: os vários cenários para Boris Johnson e os possíveis sucessores
- Gaffes e escândalos de Boris Johnson
- Festas em Downing Street: Boris Johnson diz que ninguém o avisou que eram contra as regras
- Boris Johnson prepara-se para agir depois de ter sido acusado de infringir a lei
- Polémica com Boris Johnson: líder conservador escocês pede demissão do primeiro-ministro britânico
- Boris Johnson pede desculpas depois de admitir que participou numa festa durante o confinamento
- Covid-19: Boris Johnson acusa ativistas antivacinas de espalharem “disparates”