Pelo menos 18 crianças e três adultos foram mortos esta terça-feira num tiroteio numa escola primária no Texas, nos Estados Unidos, confirmou o senador Roland Gutierrez.
O atirador, de 18 anos, foi abatido pelas autoridades, informou o governador de Ulvade. “Ele disparou e matou, de forma terrível e incompreensível”, afirmou Greg Abbott.
O suspeito residente em Uvalde entrou no estabelecimento de ensino com um revólver e uma espingarda e abriu fogo.
Inicialmente, testemunhas davam conta de 13 crianças transportadas para o hospital, mas ainda não é conhecido o número oficial de feridos. O governador adiantou que dois polícias foram atingidos a tiro, mas não correm perigo de vida.
O Presidente dos Estados Unidos também já foi informado do tiroteio. Joe Biden está a regressar de uma visita de cinco dias à Ásia e terá recebido a notícia dentro do Air Force One, o avião presidencial.
Biden ordenou que as bandeiras do país sejam colocadas a meia haste devido ao massacre na escola primária.
Ted Cruz, senador republicano do Texas, agradeceu no Twitter às “heroicas forças policiais” e os serviços de emergência pela sua intervenção durante o “horrível tiroteio”.
A escola primária na cidade de Uvalde, no Texas, tem cerca de 600 estudantes do 2.º, 3.º e 4.º anos.
A cidade fica a cerca de 120 quilómetros da fronteira com o México e tem cerca de 16 mil habitantes. A Escola Primária Robb localiza-se num bairro residencial modesto.
[Última atualização às 00:50]
Saiba mais
- Tiroteios nos Estados Unidos: FBI regista aumento do número de casos em 2021
- Tiroteios nos EUA: “O ódio que continua a manchar a alma da América”