Douglas Ross, do partido conservador escocês afirma esta quarta-feira que Boris Johnson encontra-se numa posição “insustentável”, noticia a Sky News. O primeiro-ministro britânico admitiu que participou numa festa durante um confinamento em 2020 e até pediu desculpa aos ingleses.
O líder do partido conservador na Escócia junta-se à onda de figuras políticas que pediram a demissão do primeiro-ministro britânico depois de vir a público a participação de Boris Johnson numa festa.
Ross admitiu que Boris Johnson “acredita que não fez nada de errado e defende a sua posição”.
Boris Johnson não enfrenta apenas as críticas dos partidos políticos, mas também do eleitorado. Uma sondagem da Sky News indica que mais de metade dos ingleses quer que Boris Johnson se demita. Cerca de 56% dos eleitores admitiram que o primeiro-ministro não tem condições para continuar no cargo, após a polémica vir à tona.
A FESTA DE MAIO 2020: “TRAGAM AS VOSSAS BEBIDAS”
O e-mail agora revelado foi enviado por Martin Reynolds, um dos principais assessores de Boris Johnson, e convida os funcionários do n.º10 de Downing Street a “aproveitar” o bom tempo que se fazia sentir naquele dia para tomar uma bebida no jardim da residência oficial do primeiro-ministro.
O convívio não seria polémico se o Reino Unido não estivesse a atravessar um dos períodos mais restritos da pandemia.
A 20 de maio, data da festa, os britânicos só podiam encontrar-se com uma pessoa fora do agregado familiar, ao ar livre, e mantendo dois metros de distância.
BORIS JOHNSON TESTOU POSITIVO À COVID-19 EM 2020
Cerca de três meses antes da festa em Downing Street, o primeiro-ministro britânico tinha anunciado que estava infetado com a covid-19. Na altura, recorreu às redes socias para anunciar que apresentava sintomas ligeiros da doença e apelou ao povo inglês para respeitar as medidas que tinham sido implementadas no âmbito da pandemia.
SAIBA MAIS
- Boris Johnson pede desculpas depois de admitir que participou numa festa durante o confinamento
- Covid-19: e-mail confirma que Downing Street organizou festa no pico da pandemia
- Oposição acusa Boris Johnson de “corrupção” por favorecer financiador do Partido Conservador
- Covid-19: Boris Johnson acusa ativistas antivacinas de espalharem “disparates”