Olhares pelo Mundo

Professor em cadeira de rodas dá aulas solidárias a alunos carenciados de Gaza

Loading...

Em casa do filho e com um quadro improvisado, Shehadeh al Khatib, um professor de matemática de 52 anos, arranjou forma de lecionar aulas a baixo custo, ou até de graça, a cerca de 50 jovens.

Shehadeh al Khatib é um professor de matemática que leciona na cidade de Gaza, na Palestina. Uma particularidade em relação a este docente é que se desloca numa cadeira de rodas e dá aulas a jovens locais provenientes de famílias carenciadas que, de outra forma, não lhes conseguiriam proporcionar este tipo de acompanhamento escolar.

Professor sofreu lesão há 20 anos

Khatib foi atirado para uma cadeira de rodas em 2003, depois de ter sofrido uma grave lesão que lhe retirou a capacidade de se locomover de forma autónoma. Desde então que se desloca para toda a parte na sua cadeira de rodas.

“Fui ferido em 2003 pela ocupação [de Israel] com uma bala que me obrigou a usar uma cadeira de rodas, não havia trabalho para mim. Assim que terminei os meus estudos, comecei a dar aulas particulares porque não tinha emprego”, confessou.

Ideia surgiu durante a pandemia

Durante a pandemia de covid-19 decidiu ajudar vários estudantes de Gaza, cujas famílias não tinham posses para lhes facultar aulas complementares de matemática.

O docente, citado pela agência Reuters, revelou como surgiu a sua vontade de ajudar adolescentes carenciados:

“Alguns estudantes sentiram-se perdidos quando se viram a passar do nono ano (primeiro ano do ensino secundário) diretamente para o 12º ano (último ano) porque existe uma lacuna. Portanto, o meu trabalho é preencher esta lacuna e reforçar a aprendizagem que não receberam durante os dois anos de pandemia”.

Sala de aula e materiais de ensino improvisados

Diariamente leciona cerca de cinco horas por dia, divididas por cinco aulas, a cerca de 50 alunos.

A sala de aula é improvisada e tem lugar na casa do seu filho, bem como o quadro onde escreve os exercícios, que foi feito pelo próprio com recurso a uma porta de um frigorífico.

Últimas Notícias