Depois da morte do seu cão, em 2019, o fabricante de brinquedos David Tan decidiu homenageá-lo de uma maneira peculiar: fazendo um peluche exatamente igual ao animal. Desde então, o filipino de 48 anos já ajudou milhares de pessoas a lidar com a dor de perder um animal de estimação, criando réplicas realísticas desses animais.
"Apesar do teu animal de estimação já não estar aqui, só de poder vê-lo ali na posição que gostava - por exemplo no sofá - realmente traz lembranças", disse David Tan, dono da Fábrica de Peluches Pampanga, à agência Reuters.
Juntamente com a sua equipa de 20 funcionários, Tan recebe pedidos não só locais, como também internacionais. E os pedidos não são só para cães. Há toda uma gama de animais produzidos, como gatos, hamsters e até coelhos.
Para a criação do peluche, os clientes enviam todos os detalhes possíveis e medidas do animal, assim como fotografias e vídeos, para serem usados como referência.
Os materiais usados para construir estas réplicas são os mesmos que se usa para criar peluches, e David Tan deixa uma garantia:
"Nós não estamos aqui a fazer taxidermia. Isto é um peluche a 100%."
Cada peluche demora cerca de dois dias a ser produzido, mas devido ao volume de pedidos que a fábrica recebe – centenas por mês -, os clientes podem ter de esperar várias semanas.
Em média, cada réplica custa 3.500 pesos filipinos (cerca de 59 euros), mas tudo depende do tamanho e dos detalhes envolvidos