Opinião

Sessão de Cinema: O Cavalheiro com Arma

Robert Redford em "O Cavalheiro com Arma": um actor realmente humano, sem efeitos especiais

João Lopes

João Lopes

Crítico de Cinema

Notável veterano de Hollywood, Robert Redford tem sabido adaptar-se à passagem dos anos, com talento e elegância. No caso de “O Cavalheiro com Arma” assume a personagem verídica de um velho senhor especializado em assaltos a bancos.

De que falamos, ou de quem falamos, quando falamos de Robert Redford? Pois bem, de uma verdadeira lenda viva de Hollywood. Da sua estreia como actor televisivo no começo da década de 1960 até ao desenvolvimento de uma notável carreira também na realização, passando pela criação do Festival de Sundance, Redford possui um notável currículo, invulgar em qualquer época do cinema dos EUA.

E tem sido também alguém que sabe manter uma actividade diversificada, procurando papéis que se adequem à sua idade (nasceu a 18 de Agosto de 1936). Um bom exemplo poderá ser “O Cavalheiro com Arma”, produção de 2018 com direcção de David Lowery, disponível numa plataforma de streaming.

O título original, “The Old Man & the Gun”, é para ser tomado à letra. Este é, de facto, o retrato de um velho senhor, Forrest Tucker (personagem verídica), que, na sequência de algumas atribulações pouco legais, estava preso… Consegue escapar e começar (aliás, recomeçar) uma actividade de assaltante de bancos de tal modo desconcertante que, sem que a polícia o consiga apanhar, vai protagonizando um verdadeiro mito urbano.

Redford compõe a figura de Tucker com um misto de charme e ironia, refazendo uma certa imagem paródica, a meio caminho entre os filmes de Série B dos anos 30/40 e as aventuras de banda desenhada. A sua inesperada cúmplice, Jewel, é interpretada por Sissy Spacek, outra personalidade lendária no firmamento de Hollywood.

Por tudo isso, “O Cavalheiro com Arma” talvez de possa definir como um filme de resistência. Resistência a quê? Pois bem, à vaga de super-heróis fabricados com efeitos especiais, interessando-se antes pelas fragilidades e contradições de personagens realmente humanas.

TVCine

  • Marcelo toma posse para segundo mandato

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa toma hoje posse para um segundo mandato como Presidente da República, no Parlamento, com assistência reduzida devido à covid-19. À tarde, o chefe de Estado estará no Porto. Acompanhe aqui a cerimónia de posse e juramento na Assembleia da República.

    Direto

    SIC Notícias