Germano Almeida considera que Donald Trump não é o único culpado dos protestos e invasão ao Capitólio. O comentador considera que foi um dia triste para a democracia americana.
APOIANTES DE TRUMP INVADEM CAPITÓLIO NORTE-AMERICANO
Apoiantes do Presidente cessante dos EUA, Donald Trump, entraram na quarta-feira em confronto com as autoridades junto ao Capitólio, em Washington, enquanto os membros do congresso estavam reunidos para formalizar a vitória do Presidente eleito, Joe Biden, nas eleições de novembro de 2020.
A sessão de ratificação dos votos das eleições presidenciais dos EUA teve de ser interrompida devido aos distúrbios provocados pelos manifestantes pró-Trump no Capitólio.
As autoridades de Washington D.C. decretaram o recolher obrigatório entre as 18:00 e as 06:00 locais (entre as 23:00 e as 11:00 em Lisboa).
Pelo menos uma pessoa foi atingida por uma bala e acabou por morrer e a polícia teve de usar armas de fogo para proteger congressistas.
O Presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou que os violentos protestos ocorridos no Capitólio foram "um ataque sem precedentes à democracia" do país e instou Donald Trump a pôr fim à violência.
Pouco depois, Trump pediu aos seus apoiantes e manifestantes que invadiram o Capitólio para irem "para casa pacificamente", mas repetindo a mensagem de que as eleições presidenciais foram fraudulentas.