Ao longo das décadas de 1960/70, no cinema europeu, sobretudo em Itália e França, foi muito popular um género que ficou para a história como “filme político”. Para além dos temas (obviamente com implicações políticas), nele se reflectiam as muitas transformações de comportamentos e valores ligadas às convulsões das chamadas “sociedades de consumo”.
“Em Nome do Povo Italiano”, uma produção de 1971, é um belo exemplo dessa tendência, tanto mais curiosa quanto a complexidade das suas referências não excluía (bem pelo contrário) a utilização de actores também muito populares. Aqui encontramos os admiráveis Ugo Tognazzi e Vittorio Gassman, envolvidos na investigação da morte de uma mulher cujo principal suspeito é um poderoso industrial… Dito de outro modo: somos confrontados com as tensões entre os mecanismos da lei e o poder económico.
Longe de qualquer redução do mundo a um mero conflito entre “bons” e “maus”, este é um filme capaz de dar conta de uma conjuntura muito particular da sociedade italiana, sempre através de personagens com muitas e inesperadas nuances dramáticas (nota: trailer com legendas em francês).
E se é verdade que Tognazzi e Gassman lideram um elenco muito consistente, não é menos verdade que os resultados não podem ser dissociados do trabalho do realizador Dino Risi (1916-2008), um dos mais talentosos artesãos da produção italiana da segunda metade do século XX. “Em Nome do Povo Italiano” é um dos melhores títulos da sua vasta filmografia, a par, por exemplo, da comédia dramática “A Ultrapassagem” (1962) ou da comédia “Sexo Louco” (1973).