Os comentadores SIC, José Milhazes e Nuno Rogeiro, analisaram o conflito entre Rússia e Ucrânia no Jornal da Noite. O início de exercícios militares das tropas bielorrussas junto à fronteira com a Ucrânia e a resistência ucraniana nas zonas ocupadas pelos russos foram os temas debatidos esta quarta-feira.
“As tropas bielorrussas começaram hoje [quarta-feira] a fazer exercícios militares junto à fronteira [com a Ucrânia] e eu quero lembrar que quando foi a invasão russa elas também estavam a fazer a mesma coisa junto à fronteira e o Presidente Putin dizia que aquilo eram só manobras (…)”, explicou José Milhazes
O comentador SIC afirmou que “isto é extremamente perigoso, mesmo para a Ucrânia porque é uma nova frente de combate”.
“Ele [Lukashenko – Presidente da Bielorrússia] ainda tem medo de ser julgado responsável por cumplicidade com um crime de guerra e tem medo das sanções que neste momento estrangulam a Rússia (…), sejam ainda mais severas em relação à Bielorrússia. Tem medo pessoal e tem medo económico”, comentou Nuno Rogeiro.
Milhazes também considerou que “é preocupante também o facto de hoje [quarta-feira] terem sido vistas a entrar na Bielorrússia os mísseis S-300 (…) enviados pela Rússia. Tudo isto pode levar a crer que as tropas bielorrussas participem na guerra – invadam a Ucrânia – para obrigar a Ucrânia a repartir esforços entre o leste e oeste”.
Rogeiro também explicou que “praticamente todos os dias a resistência ucraniana, nas zonas ocupadas, está-se a fazer sentir com sabotagens e atentados”.
SAIBA MAIS
- Guerra na Ucrânia: Rússia ataca bastiões de resistência no Donbass
- SIC na Ucrânia: golfinhos transportados de Kharkiv para Odessa para continuarem a salvo
- SIC na Ucrânia: “Não há um dia que Soledar não esteja debaixo de fogo cruzado”