País

Vara diz não se lembrar de ter enviado SMS a Sócrates sobre saída de Moura Guedes

Armando Vara, um dos arguido do processo Face Oculta, disse esta quinta-feira à SIC não se lembrar de ter enviado a Sócrates a SMS publicada pelo jornal "Sol" sobre a saída de Manuela Moura Guedes do Jornal Nacional. O primeiro-ministro não comenta e reitera o que disse à comissão de inquérito.

Armando Vara recusou-se ainda a comentar as escutas "porque está obrigado ao segredo de justiça e porque são publicadas de forma criminosa".



Vara disse ainda ter dúvidas que o SMS publicado pelo Sol seja verdadeiro.



O semanário Sol noticia esta sexta-feira que o primeiro ministro teria sabido do afastamento de Moura Guedes pelo administrador suspenso do BCP Armando Vara, através de uma mensagem escrita de telemóvel.



De acordo com o jornal, a mensagem teria sido enviada por Vara às 12:26 do dia 3 de setembro de 2009, cerca de 40 minutos antes de surgirem na comunicação social as primeiras notícias dando conta do afastamento da pivô da TVI.



À comissão de inquérito que investiga a atuação do Governo na tentativa de compra da TVI, e em resposta a perguntas sobre esta matéria dos grupos parlamentares do PSD e PCP, o primeiro ministro garantiu: "Tomei conhecimento disso quando tais factos foram divulgados nos meios de comunicação social".



O PSD perguntou "quando soube que Manuela Moura Guedes deixaria de apresentar o "Jornal Nacional de Sexta" na TVI e o PCP quis saber como obteve essa informação e quem lhas transmitiu?".



A comissão de inquérito à atuação do Governo na tentativa de compra da TVI visa apurar "se o Governo, direta ou indiretamente, interveio na operação conducente à compra da TVI e, se o fez, de que modo e com que objetivos".



A alínea b do documento fixa ainda que o inquérito pretende "apurar se o senhor primeiro ministro disse a verdade ao Parlamento, na sessão plenária de 24 de junho de 2009", quando disse não ter sido informado da operação.



Com Lusa
  • "Jorge Jesus não vai continuar no Flamengo"
    2:38