País

Cavaco Silva é professor na Universidade de verão do PSD

MANUEL DE ALMEIDA

A 15.ª Universidade de Verão do PSD, iniciativa de formação de jovens que marca a 'rentrée' política do partido, arranca hoje em Castelo de Vide (Portalegre) e terá no ex-Presidente da República Cavaco Silva o "professor" mais destacado.

A sessão de abertura da iniciativa está marcada para o final da tarde e contará com intervenções do diretor da Universidade de Verão, o eurodeputado Carlos Coelho, do presidente da JSD, Simão Ribeiro, e do presidente do Instituto Sá Carneiro, Pedro Reis, seguindo-se um jantar com uma intervenção de Jaime Ramos, médico e candidato apoiado por PSD e CDS-PP à Câmara Municipal de Coimbra.

A intervenção de Cavaco Silva está marcada para quarta-feira, às 10:00, e terá por tema "Os Jovens e a Política: Quando a realidade tira o tapete à ideologia", uma ideia já abordada pelo antigo chefe de Estado.

Em dezembro de 2015, ainda Presidente da República e já com o atual Governo em funções, Cavaco Silva afirmou que, embora a "governação ideológica" possa durar algum tempo, acaba sempre por ser "derrotada pela realidade".

A Universidade de Verão do PSD terminará no domingo, 03 de setembro, com o encerramento a cargo do presidente do partido, Pedro Passos Coelho.

A iniciativa de formação política de jovens quadros políticos realiza-se há 15 anos em Castelo de Vide, contando este ano com cerca de 100 jovens de várias nacionalidades, estando inscritos alunos da Bielorrússia e de vários Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).

Com Lusa