País

Seis distritos, Madeira e Açores com risco muito elevado de exposição a UV

REUTERS

Seis distritos de Portugal continental, o arquipélago da Madeira e as ilhas açorianas de S. Miguel e Faial apresentam hoje um risco de exposição a radiação ultravioleta (UV) muito elevado, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O restante território está sujeito a um risco elevado, com exceção da ilha das Flores, nos Açores, onde o risco é moderado. Para as regiões com risco muito elevado e elevado, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.

O IPMA prevê para hoje, para o continente, períodos de céu muito nublado, aguaceiros e condições favoráveis à ocorrência de trovoada e granizo, mais prováveis durante a tarde nas regiões Norte e Centro.

Está também prevista uma pequena descida da temperatura máxima. As temperaturas no continente vão variar entre os 21 graus celsius na Guarda e os 29º em Santarém. Para os Açores aguardam-se períodos de céu muito nublado com abertas e aguaceiros nos grupos Central e Oriental.

Os termómetros vão subir aos 26º em S. Miguel. Na Madeira são esperados períodos de céu muito nublado e possibilidade de aguaceiros fracos. O Funchal vai ter hoje uma temperatura máxima de 25º.

Os índices UV variam entre 1 e 2, em que o UV é baixo, 3 a 5 (moderado), 6 a 7 (elevado), 8 a 10 (muito elevado) e superior a 11 (extremo).

Lusa

  • O tempo para hoje
    0:44

    País

    Para esta 2ª feira, 28 de agosto de 2017 o IPMA prevê períodos de céu muito nublado, aguaceiros e condições favoráveis à ocorrência de trovoada e granizo, mais prováveis durante a tarde nas regiões Norte e Centro.