País

Risco muito elevado de incêndio em sete concelhos do Centro e Algarve

Ronen Zvulun

Sete concelhos da região Centro do país, do Alto Alentejo e do Algarve estão hoje em risco muito elevado de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Segundo a informação disponibilizada na página do IPMA na Internet, estão em risco muito elevado de incêndio os municípios de Proença-a-Nova (Castelo Branco), Mação (Santarém), Gavião (Portalegre) e Alcoutim, Castro Marim, Tavira e São Brás de Alportel (Faro), num dia para o qual estão ainda previstos aguaceiros no interior Norte e Centro durante a tarde.

Além destes sete concelhos em risco muito elevado de incêndio, mais de outros 20 municípios estão em risco elevado, sobretudo no interior Norte e Centro e no Algarve.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre o "Reduzido" e o "Máximo". O cálculo é feito com base nos valores observados às 13h00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje uma diminuição gradual de nebulosidade ao longo do dia e uma pequena subida da temperatura máxima.

Os termómetros vão chegar até aos 30º Celsius em Santarém, aos 29º em Évora, Beja e Castelo Branco, aos 27º em Lisboa e aos 26º em Faro e Coimbra. A temperatura máxima mais baixa será registada no Porto, com 22º Celsius.

Lusa

  • O tempo para hoje
    0:49

    Tempo

    Para esta 4ª feira, 30 de agosto de 2017 o IPMA prevê diminuição gradual de nebulosidade ao longo do dia. Aguaceiros no interior Norte e Centro durante a tarde.

  • Temperaturas voltam a subir já na 5ª feira
    0:53

    País

    A chuva deverá continuar em Portugal continental até esta quarta-feira. As previsões apontam para queda de granizo e trovoada, sobretudo no interior. Após várias inundações ocorridas em todo o país no início da semana, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera indica uma ligeira melhoria do tempo para quinta-feira.

  • Mais de 12 mil incêndios em todo o país desde janeiro
    0:49

    País

    Agosto foi o mês mais quente e seco dos últimos 15 anos. Desde janeiro, houve 12.340 incêndios em todo o país, mais 3.400 do que em 2016. No total, arderam mais 72 mil hectares do que no ano passado, revelou hoje o comandante operacional da Proteção Civil, Rui Esteves.