País

A ceia de Natal reinventada na Guarda

A ceia de Natal reinventada na Guarda

Na Guarda, o Natal à mesa conta sempre com bacalhau e couve portuguesa, mas há quem reinvente a ementa adicionando outros produtos da região. Acontece na aldeia de Casteleiro, uma das povoações da raia despovoada.

  • A mesa da consoada no Porto
    2:23

    País

    No Porto não pode faltar bacalhau e as rabanadas na ceia de Natal. Em algumas casas, o polvo também está convocado. A SIC foi acompanhar "um dia na cozinha", para preparar o que manda a tradição, para a noite de Natal.

  • Natal à mesa no Alentejo
    1:58

    País

    A menos de uma semana para o Natal, já há quem pense na mesa da consoada. No Alentejo as filhoses, azevias e arroz doce são presença obrigatória juntamente com a sericaia ou o pão de rala.

  • Há 700 anos havia pato de Natal na consoada
    1:54

    País

    Se hoje é o perú, o bacalhau ou o polvo a surgir no Natal à mesa dos portugueses, há 700 anos a consoada era bem diferente. Com base na lenda e também em investigações históricas, acredita-se que numa refeição de Natal de D. Pedro e de D. Inês de Castro, o pato assado era um dos pitéus. O chef Vítor Dias, do Restaurante Arcadas, mostra uma receita de pato que pode ser servida na noite de Natal.

  • A época mais importante do ano na Madeira
    2:02

    País

    O Natal na Madeira começa no princípio de dezembro e só acaba no dia de Reis. Madeirenses e turistas celebram nas ruas a festa mais importante na ilha, que obriga a uma paragem no mercado dos lavradores.

  • O presépio animado de Tarouca
    2:49

    País

    Neste Natal, alguns artesãos de Tarouca foram desafiados a enfeitar a cidade. Um dos maiores atrativos é um presépio de quase 100 metros quadrados e quase mil figuras animadas.

  • Algarve com mais procura no Natal
    3:24

    País

    Há cada vez mais turistas a passarem o Natal fora de casa, em hotéis ou programas festivos. O aumento da procura leva o setor do turismo e restauração a prepararem ofertas especiais para esta época do ano. Na região do Algarve a taxa de ocupação já ronda os 60%.