País

Natal é noite de mercado no Funchal

Natal é noite de mercado no Funchal

A tradição de ir comprar fruta ao mercado para o Natal é o pretexto para uma festa que leva milhares de pessoas à baixa do Funchal, na Madeira. Uma festa onde não falta poncha e muita animação no coração da ilha da Madeira.

  • A época mais importante do ano na Madeira
    2:02

    País

    O Natal na Madeira começa no princípio de dezembro e só acaba no dia de Reis. Madeirenses e turistas celebram nas ruas a festa mais importante na ilha, que obriga a uma paragem no mercado dos lavradores.

  • Há cada vez mais doces de Natal por encomenda
    2:47

    País

    A tradição tem mudado nos últimos anos, mas ainda há quem faças as filhoses e as rabanadas em casa. A maioria opta por encomendar em pastelarias e confeitarias. A SIC esteve num dos estabelecimentos de Lamego onde, em vésperas de natal, chegam a ser feitas mais de 12 mil rabanadas e 10 mil filhoses.

  • A ceia de Natal reinventada na Guarda
    2:11

    País

    Na Guarda, o Natal à mesa conta sempre com bacalhau e couve portuguesa, mas há quem reinvente a ementa adicionando outros produtos da região. Acontece na aldeia de Casteleiro, uma das povoações da raia despovoada.

  • A mesa da consoada no Porto
    2:23

    País

    No Porto não pode faltar bacalhau e as rabanadas na ceia de Natal. Em algumas casas, o polvo também está convocado. A SIC foi acompanhar "um dia na cozinha", para preparar o que manda a tradição, para a noite de Natal.

  • Doente deitada no chão do hospital?
    2:20