País

Algarve volta a dizer "não" à exploração do petróleo em Aljezur

Algarve volta a dizer "não" à exploração do petróleo em Aljezur

No Algarve, mantém-se o protesto contra a prospeção do petróleo na costa sudoeste. Um grupo de ativistas, conhecido como Movimento Algarve Livre de Petróleo (MALP), esperou pelo ministro do Ambiente esta manhã, em Faro, para exigir o cancelamento dos trabalhos das petrolíferas, mas José Matos Fernandes não apareceu.

  • Governo não aprovará nova prospeção de petróleo até ao fim da legislatura
    2:29

    Economia

    Os ministros dos Negócios Estrangeiros e do Ambiente anunciaram esta quarta-feira uma moratória para novos contratos de prospeção e exploração de petróleo até ao final da legislatura. No mesmo dia, a Agência Portuguesa do Ambiente anunciou que o furo de prospeção de petróleo do consórcio ENI/GALP, em Aljezur, não será sujeito a Avaliação de Impacte Ambiental. A decisão está a gerar críticas de autarcas, empresários, associações de defesa do ambiente e partidos como o Bloco de Esquerda e Os Verdes.

  • Marcha contra furo de petróleo em Aljezur
    2:22

    País

    Em defesa do clima e contra a prospeção de petróleo e gás natural no Algarve e Alentejo, realizou-se este sábado, em Lisboa, uma marcha que reuniu organizações ambientais, movimentos cívicos, autarcas e partidos políticos. Os manifestantes alertaram para os riscos ambientais e ecológicos que a prospeção de petróleo provoca.

  • Cidadãos protestam contra exploração de petróleo e gás no Algarve
    5:47

    País

    Uma marcha pacífica contra a exploração de gás e petróleo, na costa do Algarve e no litoral alentejano, realizou-se esta quarta-feira, em Lagos. A repórter da SIC, Conceição Ribeiro, esteve no local, onde falou com uma das organizadores da manifestação, que disse que um dos objetivos é exigir uma avaliação de impacto ambiental e sessões de esclarecimento para os cidadãos. "A Revolta da Santola" é o nome dado ao protesto contra o primeiro furo de prospeção em Aljezur.

  • Autarcas, empresários do comércio e turismo e ecologistas contra a exploração de petróleo no Algarve
    2:24

    País

    Presidentes das câmaras municipais do Algarve, empresários dos setores do comércio e do turismo e ambientalistas marcaram posição conjunta esta quinta-feira, em Loulé, contra a prospeção e exploração de petróleo ao largo do Algarve. Exigem uma audiência urgente com o primeiro-ministro e consideram que, se o Governo não voltar atrás na licença concedida para prospeção e exploração de petróleo ao largo de Aljezur, será uma declaração de guerra ao Sul do país. O consórcio formado pela ENI e pela GALP prevê realizar o furo a cerca de 40 quilómetros da costa, em maio de 2018.