País

Évora ativa plano de contingência para apoiar sem-abrigo devido ao frio

Jason Lee

Plano municipal "é sempre ativado" quando os valores da temperatura mínima estão "entre um e menos um grau há mais de 48 horas".

A Câmara Municipal de Évora anunciou esta quarta-feira ter ativado o plano de contingência para apoio às 36 pessoas sem-abrigo atualmente existentes no concelho, devido às baixas temperaturas, disponibilizando abrigo, aquecimento e alimentação.

O Plano de Contingência para Pessoas Sem-Abrigo - Tempo Frio foi ativado pelo respetivo centro de coordenação, dirigido pelo vereador João Rodrigues, divulgou o município, em comunicado enviado à agência Lusa.

Contactado pela Lusa, o vereador João Rodrigues explicou que o plano municipal "é sempre ativado" quando os valores da temperatura mínima estão "entre um e menos um grau há mais de 48 horas".

O autarca indicou que a medida foi adotada na sequência da emissão do aviso amarelo de tempo frio pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e que na terça-feira esteve a ser planeada a intervenção no terreno.

"Já na terça-feira foram para a rua as equipas para prestar apoio às pessoas", que estão identificadas como sem-abrigo, assinalou, referindo que, durante a tarde, numa "primeira visita", foram distribuídos "alguns agasalhos".

À noite, acrescentou, foram também entregues "comida e algumas bebidas quentes".

Segundo o autarca, a par do apoio no terreno, foi disponibilizado o Centro de Alojamento Temporário de Évora para que os sem-abrigo possam passar a noite, tendo já uma pessoa pernoitado no espaço.

No concelho, de acordo João Rodrigues, estão identificados 36 sem-abrigo, dos quais 28 pertencem a famílias nómadas e os outros oito são pessoas que estão na rua e não têm casa.

O número de pessoas identificadas nestas condições baixou para metade em relação às que estavam referenciadas em igual período do ano passado, observou o vereador, porque "algumas já foram alojados".

A Câmara de Évora prevê que o Plano de Contingência para Pessoas Sem Abrigo se mantenha ativo no nível amarelo até domingo, podendo ser antecipado ou prolongado o período de ativação de acordo com as previsões meteorológicas.

Lusa