País

Trabalhadores das bilheteiras em greve nas estações de Santa Apolónia e Oriente

ANTÓNIO PEDRO SANTOS

Os funcionários do setor ferroviário, afetos à CP e à EMEF, vão também concentrar-se em frente ao Ministério das Infraestruturas.

Os trabalhadores das bilheteiras estão hoje em greve nas estações do Oriente e Santa Apolónia, em Lisboa. Estes funcionários da CP dizem que depois da criação do Passe Social a carga de trabalho aumentou, por isso exigem sobretudo a concentração de mais funcionários. Para as 10h30 está prevista uma concentração junto ao Ministério das Infraestruturas.

Em declarações à agência Lusa, o coordenador da Fectrans (Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações), José Manuel Oliveira, avançou que esta paralisação, convocada pelo Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Setor Ferroviário, tem como objetivo protestar "pela falta de trabalhadores" e abrange todos os funcionários das duas estações.No pré-aviso de greve, o sindicato pede ainda a "ministração de formação adequada" aos trabalhadores das duas estações, numa paralisação que começa às 00:00 e termina às 24:00 desta terça-feira.

Os trabalhadores do setor ferroviário, afetos à CP e à EMEF, irão concentrar-se em frente ao Ministério das Infraestruturas e Habitação, para a "reivindicação de investimentos para o setor, a admissão de trabalhadores nas duas empresas, um plano eficaz para a recuperação do material circulante imobilizado, assim como a exigência de se cumprirem acordos assinados, no ano passado, nas duas empresas", de acordo com informação da Fectrans.

A Federação fez "um ponto de situação para a revisão do Contrato Coletivo de Trabalho (CCT) firmado no ano passado" no que diz respeito ao transporte rodoviário de mercadorias e que deverá avançar em breve. Entre as principais reivindicações debatidas na reunião está a redução da idade mínima de reforma para o setor dos transportes, bem como a melhoria de salários e condições de trabalho.

Com Lusa

  • Do dia da criança ao turismo de natureza no Alentejo
    6:14
  • “Vamos a Jogo” acompanhou Luís Filipe Vieira no dia da reconquista
    15:21