País

Costa no sábado em Madrid nas cerimónias fúnebres de Alfredo Pérez Rubalcaba

NUNO FOX

Primeiro-ministro lamentou a morte do antigo líder dos socialistas espanhóis.

O primeiro-ministro, António Costa, estará presente no sábado, em Madrid, nas cerimónias fúnebres do antigo vice-presidente do Governo de Espanha e líder dos socialistas espanhóis Alfredo Pérez Rubalcaba, que faleceu esta sexta-feira, aos 67 anos.

De acordo com a agenda oficial do primeiro-ministro, António Costa estará no Congresso dos Deputados, na capital espanhola, pelas 12:15 locais (11:15 hora portuguesa).

Numa nota publicada na rede social Twitter, o líder do executivo português lamentou a morte do antigo líder dos socialistas espanhóis Alfredo Pérez Rubalcaba, considerando que foi um homem com uma "inteligência brilhante" e que se destacou em defesa da liberdade contra o terrorismo.

"Rubalcaba foi um colega e um companheiro. Homem de uma inteligência brilhante e de extraordinária coragem na defesa da liberdade contra o terrorismo. Alfredo Pérez Rubalcaba faleceu, mas ficaremos para sempre com a liberdade que nos deixou como legado", escreveu António Costa na rede social Twitter.

Membro do PSOE desde 1974, Rubalcaba foi ministro em vários governos socialistas e líder deste partido entre 2012 a 2014. Abandonou a liderança após a sua derrota nas eleições europeias de 2014. Doutorado em química, Rubalcaba tinha retomado o seu lugar como professor na Universidade Complutense de Madrid.

Lusa