País

Apreendidos 1,2 toneladas de frutos secos e 200 Kg de outros géneros alimentícios

Operação foi levada a cabo pela Autoridade de Segurança Alimentar e Economica (ASAE) e decorreu a nível nacional.

Mais de uma tonelada de frutos secos e outros 200 quilogramas de diversos géneros alimentícios, incluindo produtos cárneos e frutos frescos, foram apreendidos pela Autoridade de Segurança Alimentar, numa operação em que foram fiscalizados 300 operadores.

Segundo a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), nesta operação, que decorreu a nível nacional e abrangeu hipermercados e supermercados, foram instaurados dois processos crime por especulação de preços e usurpação e 34 processos de contraordenação, sobretudo por "incumprimento dos requisitos gerais e específicos de higiene".

Entre outros motivos, os processos de contraordenação abrangeram ainda a falta de controlo metrológico em instrumentos de pesagem, falta de preços em bens e desrespeito das regras relativas a afixação de preços e a falta de indicações específicas de rotulagem no âmbito de géneros alimentícios.

Além das 1,2 toneladas de frutos secos e dos cerca de 200 quilogramas de géneros alimentícios, entre eles produtos cárneos e frutos frescos, a ASAE apreendeu ainda 23 instrumentos de pesagem, num valor total aproximado de 19 mil euros.

Em comunicado, a ASAE diz que "continuará a desenvolver ações de fiscalização, no âmbito das suas competências, em todo o território nacional em prol de uma sã e leal concorrência entre operadores económicos e de forma a garantir a Segurança Alimentar dos produtos".

Lusa.

  • As novas tabelas da ADSE
    2:35