País

Viseu é o distrito mais castigado pelos incêndios este domingo 

PAULO NOVAIS

Ao todo, mais de 720 operacionais combatem 7 incêndios nos concelhos de Castro Daire e Cinfães.

Os dois fogos que lavram com intensidade no concelho de Castro Daire desde a madrugada de hoje mobilizam mais de 500 bombeiros e 10 meios aéreos, de acordo com a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

O segundo comandante distrital de Viseu diz que o terreno e os acessos ao local são a principal dificuldade dos bombeiros no combate ao incêndio em Moledo, no concelho de Castro Daire.

Na sua página da Internet, a ANPC informa que o incêndio em Moledo, que teve início às 02:24, mobiliza 263 operacionais, apoiados por 71 veículos e oito meios aéreos.

O outro fogo, que lavra em Monteiras desde as 03:48, conta com 257 elementos no terreno, apoiados por 73 veículos e dois meios aéreos.

Os dois fogos lavram em zonas de "acessos difíceis" e não ameaçam localidades ou habitações, disse o Comando Distrital de Operações de Socorro de Viseu.

Onde se encontra o repórter da SIC, em Castro Daire, os bombeiros tentam tudo para evitar que as chamas cheguem às casas.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registava, às 17:50, um total de 63 incêndios que lavram sobretudo no Centro e Norte do país no país, mobilizando um total de 2.367 operacionais, 674 viaturas e 24 meios aéreos.

Dos 63 incêndios, oito estão em curso, oito em resolução e 47 em conclusão, indica a pagina da internet da ANEPC.

De acordo com a ANEPC, um incêndio no concelho de Baião, no distrito do Porto, envolve 71 combatentes, 16 viaturas e dois meios aéreos.
Este fogo começou às 12:59 e "está ativo com duas frentes".

A Proteção Civil mantém ainda nas ocorrências importantes o incêndio em Cinfães, no distrito de Viseu, que se encontra em fase de resolução com 61 operacionais e 21 viaturas.

Dados provisórios do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) indica que, entre 1 de janeiro e este domingo, ocorreram 9.186 incêndios que queimaram 31.328 hectares.

Com Lusa