País

Termina hoje o alerta vermelho de incêndio

NUNO ANDRÉ FERREIRA

Durante o período de alerta vermelho foram contabilizados mais de mil incêndios rurais.

O alerta especial vermelho de agravamento do risco de incêndio florestal que vigorava em vários distritos vai terminar às 23:59 de hoje passando todo o continente a estar em alerta laranja, devido à diminuição das temperaturas até quinta-feira.

O anúncio foi feito hoje pelo ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, numa conferência de imprensa que decorreu nas instalações da proteção civil, em Carnaxide, distrito de Lisboa, ressalvando contudo que pode ser novamente decretado um novo alerta vermelho se as condições se agravarem a partir de quinta-feira.

Eduardo Cabrita aproveitou o momento para transmitir a sua solidariedade à família e amigos do piloto que morreu na queda de um helicóptero da Afocelca, em Valongo no passado dia 05.

O ministro realçou também a "capacidade de articulação entre todas as entidades do sistema de combate aos incêndios" que permitiu proteger com eficácia as populações, salvaguardando bens e vidas humanas.

Apesar do alerta vermelho terminar às 23:59 de hoje, o ministro assegurou que não haverá um abrandamento do patrulhamento e da vigilância das florestas, contando para o efeito com o apoio das Forças Armadas.

Lusa