País

Governo de coligação PSD/CDS-PP toma hoje posse na Madeira

Governo de coligação PSD/CDS-PP toma hoje posse na Madeira

Centrista José Manuel Rodrigues já foi eleito novo presidente da Assembleia Regional

O deputado regional centrista José Manuel Rodrigues foi hoje eleito como presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, à primeira votação, com 24 votos a favor, quatro contra e 19 brancos.

A presidência do Parlamento madeirense sempre foi exercida por elementos eleitos do PSD, mas o resultado das eleições regionais de 22 de setembro, nas quais o PSD perdeu pela primeira vez a maioria absoluta, originou um acordo de coligação com o CDS-PP.

De acordo com o Regimento da Assembleia da Madeira, a proposta do nome de José Manuel Rodrigues para exercer a presidência do principal órgão de governo próprio da Madeira de instalação da Assembleia tinha de ser feita por cinco deputados, mas foi subscrita por 15 parlamentares.

Votaram a favor todos os deputados do PSD (21) e os três do CDS, enquanto a bancada do PS votou em branco (19) e os elementos do JPP e do PCP votaram contra.

Em 2015, o anterior presidente da ALM, o social-democrata Tranquada Gomes, foi eleito com 39 votos a favor, cinco contra e três brancos.

Já sob a presidência do novo presidente do Parlamento madeirense, o centrista José Manuel Rodrigues, os deputados elegeram hoje dois vice-presidentes indicados pelo PSD, nomeadamente José Prada e Rubina Leal, que obtiveram 43 votos a favor (PSD, CDS e PS) e quatro brancos (JPP e PCP).

Seguiu-se a eleição do terceiro vice-presidente, proposto pelo PS - Vítor Freitas, que teve 42 votos a favor, um contra e quatro brancos.

As secretárias Clara Tiago (PSD) e Sofia Canha (PS) e as vice-secretárias da Mesa da Assembleia Legislativa Cláudia Gomes (PSD) e Olga Fernandes (PS) foram eleitas com 46 votos a favor e um branco.

Nas eleições legislativas regionais de 22 de setembro, o PSD perdeu a maioria absoluta com que governou a região ao longo de 43 anos, elegendo 21 dos 47 deputados da Assembleia Legislativa, situação que motivou o convite ao CDS-PP para formar um governo de coligação e garantir a maioria absoluta de 24 mandatos. O Parlamento da Madeira será ainda constituído por 19 deputados do PS, três do JPP e um do PCP.

À tarde, às 16:00, o XIII Governo Regional da Madeira, de coligação PSD/CDS-PP, liderado pelo social-democrata Miguel Albuquerque, toma posse perante a Assembleia Legislativa, hoje instalada.

No novo Governo Regional, o CDS-PP tem duas secretarias.