País

Portugueses resgatados após dois dias na gruta mais profunda da Europa

PEDRO PUENTE HOYOS

Os quatro espeleólogos estão bem. Operação envolveu dezenas de operacionais.

Os quatro portugueses que estavam presos numa gruta em Espanha desde sábado foram resgatados com sucesso na tarde desta segunda-feira.

Os espeleólogos entraram no sábado de manhã numa gruta, na região da Cantábria, mas a chuva forte fez subir o nível das águas e obstruiu a saída.

Os quatro portugueses foram localizados durante a manhã de hoje e, depois da descida do nível da água, foi iniciada a operação de resgate. Saíram da gruta por volta das 16:55, bem de saúde e acompanhados pelas equipas de socorro.

A SIC acompanhou o momento da saída:

Em declarações à SIC, um dos portugueses resgatados confessou que a única preocupação era a família e os amigos e relatou o que aconteceu.

AS IMAGENS DAS OPERAÇÕES DE RESGATE

De acordo com Angel Garcia - um dos membros que resgatou os espeleólogos - quando a equipa foi socorrer os quatro portugueses, o nível da água já tinha baixado e, como tal, conseguiram atravessar a gruta até ao local onde eles se encontravam.

Quando Angel Garcia encontrou os portugueses, eles "estavam abrigados e à espera do resgate".

O coordenador da secção de espeleologia do Clube de Montanhismo Alto Relevo de Valongo considera que os portugueses estavam preparados com tudo e para qualquer situação.

Vítor Gandra acrescentou ainda que os portugueses estavam à espera da subida do nível da água, mas não contavam com uma subida tão elevada.

A GRUTA MAIS PROFUNDA DA EUROPA

Cueva Coventosa é considerada o Monte Branco dos espeleólogos, que deve ser visitado pelo menos uma vez na vida.

Fica na Cantábria, perto de Santander, no norte de Espanha, e tem quase 700 metros de desnível entre as duas entradas. Os portugueses que lá ficaram presos utilizaram a entrada de Sima de Cueto.

Os espeleólogos que conhecem este sistema de grutas referem o elevado nível técnico e o tempo necessário para fazer a travessia: cerca de 20 horas, se tudo correr bem.