País

Sismo de magnitude 5,3 registado na Madeira

© Duarte Sa / Reuters

O sismo teve o seu epicentro a cerca de 40 quilómetros a sudoeste da Deserta Grande.

Um sismo de magnitude 5,3 na escala de Richter foi registado este sábado na Madeira.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o sismo foi registado a 40 quilómetros da Ilha Deserta Grande às 20:58.

O sismo "foi sentido com intensidade máxima IV/V, na escola de Mercalli, na região de São Martinho, no Funchal", refere o IPMA em comunicado, salientando que "não causou danos pessoais ou materiais".

Testemunhas relatam momento do abalo na Madeira

Testemunhas explicaram à SIC que se viveram momentos de preocupação, apesar do abalo não ter durado muito tempo.

Não há registo de feridos nem danos materiais, mas a Câmara Municipal do Funchal colocou brigadas a proceder a auditorias técnicas em alguns edifícios.

O momento do sismo foi registado em vídeo e partilhado nas redes sociais durante um concerto de música barroca na Igreja de São Vicente, na costa norte da ilha.

  • Covid-19: os números da vacinação em Portugal e no Mundo

    Vacinar Portugal

    Já foram aplicadas mais de 1 milhão de doses de vacina em Portugal e o destino da maioria foi para pessoas com mais de 80 anos. O ritmo médio semanal dos últimos dias abrandou ligeiramente. Portugal é agora o 8.º país da União Europeia com mais doses administradas (14.ª se considerarmos os Estados-membros com mais vacinas completas). Veja os gráficos interativos do maior e mais rápido processo de vacinação mundial (pelo menos 101 países já o iniciaram)

    Bruno Castro Ferreira e Sofia Miguel Rosa