A reportagem da SIC "No Coração do Hospital" foi distinguida pelo Clube de Jornalistas e Apifarma como o melhor trabalho jornalístico na área da saúde emitido em televisão em 2019.
A Reportagem Especial que assinalou os 40 anos do Serviço Nacional de Saúde, percorreu o país de Norte a Sul para revelar as forças e fraquezas dos hospitais públicos.
A falta de recursos humanos foi a queixa mais comum, sobretudo no serviço urgência. Com uma população envelhecida e as doenças crónicas a ganharem um peso crescente, o problema tem vindo a aumentar, e obriga o Estado a reforçar as verbas atribuídas ao setor da saúde, mas a resposta continua aquém das necessidades.
Os doentes elogiavam o profissionalismo das equipas médicas, mas queixavam-se das condições de atendimento, do internamento em macas nos corredores durante dias e dos tempos de espera para consultas.
Os profissionais testemunharam que trabalham muito para além das horas, com salários baixos, sem incentivos de evolução na carreira e que chegam a pagar o material para poderem exercer. Alertam que a opcão dos médicos e dos utentes é cada vez mais a clínica privada, que cresce a olhos vistos.
Uma reportagem de Catarina Marques, com imagem de Humberto Candeias, edição de Rui Félix, produção de Cláudia Araújo, grafismo de Luís Bispo e Carla Gonçalves e coordenação de Luís Marçal.