País

Abastecimento de água em Vila Franca de Xira está regularizado

Uma conduta rebentou durante a tarde desta quarta-feira e deixou algumas ruas de Vila Franca de Xira cobertas de lama.

O abastecimento de água já se encontra regularizado em Vila Franca de Xira, distrito de Lisboa, onde o rebentamento de uma conduta de água obrigou ao corte de três ruas, indicou a EPAL.

"A EPAL - Empresa Portuguesa das Águas Livres, SA informa que ocorreu uma rotura no Adutor de Vila Franca de Xira-Telheiras. O abastecimento de água já se encontra regularizado", informou a empresa num comunicado.

A EPAL refere que "os trabalhos de reparação da conduta terão início ainda durante o dia de hoje" e que "envidará todos os esforços para a sua rápida conclusão".

A empresa informa ainda que vai "acionar o seu seguro de responsabilidade civil e que os danos causados por esta ocorrência serão avaliados pela equipa de peritos".

Três ruas no centro da cidade da Vila Franca de Xira foram cortadas ao trânsito esta tarde devido ao rebentamento de uma conduta de água.

De acordo com fonte do Comando Metropolitano de Lisboa (Cometlis) da Polícia de Segurança Pública, a Rua António Sérgio, a Estrada Monte Gordo e a Rua Soeiro Pereira Gomes foram totalmente cortadas ao trânsito.

O Cometlis referiu que o alerta para a ocorrência foi dado às 14:37 e, pelas 18:00, aquelas vias ainda continuavam "totalmente fechadas". Segundo a página de internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, a essa hora estavam no local 29 operacionais e 10 viaturas.

A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira informou, pelas 15:50, que a "água já não estava a correr" e que se ia proceder aos trabalhos de limpeza das vias e de reparação da própria conduta, ressalvando não saber quando estará concluída a reparação.