País

Morreu o antigo governador do Banco de Portugal José Tavares Moreira

Foto de arquivo datada de 30 de julho de 2002.

ANTÓNIO COTRIM / LUSA

Tinha 75 anos.

O antigo governador do Banco de Portugal José Tavares Moreira morreu hoje, divulgou a entidade numa nota publicada na sua página na internet.

"Neste momento de perda e de consternação, o governador e os membros do Conselho de Administração do Banco de Portugal endereçam à família do doutor José Alberto Tavares Moreira o seu mais profundo pesar", lê-se na nota do Banco de Portugal (BdP).

José Alberto Tavares Moreira foi governador do BdP entre 1986 e 1992 e era, atualmente, membro do respetivo Conselho Consultivo.

Tavares Moreira tinha 75 anos e era economista e jurista de formação, tendo feito o seu percurso profissional essencialmente no setor bancário.

Foi diretor e administrador de várias instituições, tendo estado à frente da Caixa Geral de Depósitos entre 1979 e 1981.

Mais recentemente, foi também presidente do Conselho de Administração do banco angolano BAI Europa, função que deixou no início deste ano.

No domínio político, foi secretário de Estado do Tesouro, entre 1980 e 1981, e secretário de Estado Adjunto do ministro das Finanças e do Tesouro Miguel Cadilhe, entre 1985 e 1986, antes de assumir o cargo de governador do Banco de Portugal.

José Tavares Moreira foi ainda eleito deputado à Assembleia da República pelo círculo de Braga do PSD, função que exerceu entre 2002 e 2005.