País

Bombeiros e GNR localizaram os dois homens que se perderam no Gerês

Parque Nacional da Peneda-Gerês (Arquivo)

Foram mobilizados 25 operacionais e nove viaturas, entre bombeiros das corporações de Salto e Montalegre, distrito de Vila Real, e militares da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS) da GNR, de Braga e Vila Real.

Bombeiros e militares da GNR apeados localizaram os dois homens perdidos na zona das Minas dos Carris, Gerês, e estão a realizar o percurso de regresso, segundo o Centro Distrital de Operações de Socorro de Vila Real.

De acordo com a página da Internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), o pedido de ajuda foi dado às 12:33 e para o terreno foram mobilizados 25 operacionais e nove viaturas, entre bombeiros das corporações de Salto e Montalegre, distrito de Vila Real, e militares da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS) da GNR, de Braga e Vila Real.

As equipas procederam a buscas, de forma apeada, para localizar os dois homens que se desorientaram na zona das Minas dos Carris, no Parque Nacional da Peneda-Gêres.

No início da operação, o comandante dos bombeiros de Salto, Hernâni Carvalho, disse à agência Lusa que a zona onde os homens se perderam é de difícil acesso, sendo necessário seguir a pé "seguramente mais de duas horas" até ao ponto indicado pelos próprios.

Fonte do CDOS de Vila Real referiu que os homens já foram localizados, avaliados e que pelas 17:35 foi iniciada a descida de regresso até ao local onde está instalado o posto de comando da operação.

Segundo Hernâni Carvalho, os dois homens terão iniciado um trilho já na quinta-feira e alegadamente perderam o equipamento de GPS, tendo decidido pernoitar na serra.

Já esta manhã, acrescentou, devido ao nevoeiro ter-se-ão desorientado, não conseguindo regressar, pelo que pediram ajuda às autoridades.