País

"Vamos a isto": Esta quinta-feira foi dia de exame nacional de Física e Química do 11º ano

Notas são afixadas dia 3 de agosto.

Enquanto os professores entram para preparar as salas, ainda há tempo para um beijo de boa sorte que torce para que corra bem o exame, um último lembrete e as breves conversas entre colegas, que antecedem um "vamos a isto".

Os alunos já não estranham as normas de higienização a que a pandemia obriga e dizem até que o confinamento acabou por ser útil para uma maior concentração nos estudos.

Governo quer facilitar acesso a alunos com covid-19 ou em isolamento

Executivo de António Costa quer que alunos afetados possam fazer provas na 2.º fase e concorrer à 1.º fase.

O Governo quer que os alunos com covid-19 ou em isolamento que façam as provas de acesso ao ensino superior na 2.º fase se possam candidatar à 1.º fase do concurso de acesso.

A proposta do Governo está a ser avaliada pela Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES), anunciou esta terça-feira o secretário de Estado Adjunto da Educação, João Costa, durante a comissão de educação que está a decorrer no parlamento.

"Em articulação com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) está para deliberação, pela CNAES, uma proposta do Governo para que os alunos em situação de contaminação ou de quarentena possam realizar (as provas) na 2.º fase e serem candidatos à 1.º fase do concurso nacional de acesso", explicou João Costa.