País

40% dos portugueses tem dificuldade em manter-se acordado durante a condução

Allison Joyce

Avançou a Sociedade Portuguesa de Pneumologia, que alerta para a importância do sono também no período de férias.

Cerca de 40% dos portugueses reporta dificuldade em manter-se acordado durante a condução e outras atividades diárias.

Se existir "qualquer sinal de sonolência ao volante, o melhor é parar e, se necessário, fazer uma sesta de 15 a 20 minutos”, alertaram as médicas Susana Sousa e Sílvia Correia da Sociedade Portuguesa de Pneumologia.

Os resultados foram obtidos pela SPP que realizou um questionário online em conjunto com a Sociedade Portuguesa de Medicina do Trabalho.

O questionário também revelou que cerca de 46% dos portugueses dorme menos de seis horas por dia, 21% dos inquiridos diz demorar mais de 30 minutos para adormecer e 32% considera ter um mau sono.

Perante os resultados obtidos, e dada a importância do sono como um pilar fundamental da saúde, a Sociedade Portuguesa de Pneumologia "alerta para a sua importância também no período de férias".

"As temperaturas mais elevadas, a ausência de horários e rotinas e um maior número de distrações noturnas são alguns dos motivos que levam a que se durma pior" durante as férias.

As recomendações da Sociedade Portuguesa de Pneumologia para uma boa noite de sono:

  • Manter os horários regulares próximo da rotina
  • Evitar os jantares pesados tardios, com álcool
  • Evitar a cafeína próximo da hora de dormir
  • Preparar o quarto e adequar a temperatura (temperaturas muitos quentes prejudicam o sono)
  • Exercício físico regular – sobretudo ao ar livre – aproveitar o bom tempo para uma atividade física que junta o exercício e a exposição a luz solar será o ideal.
  • Exposição a luz no início da manhã pode ajudar a regular o ciclo de sono-vigília
  • Evitar a exposição a luz azul a noite (tal como o uso do telemóvel ou videojogos durante o período da noite por crianças e jovens)
  • Dormir 7-8h de sono, para que consiga usufruir das férias da melhor forma possível
  • Evitar dormir com telemóveis ou outros dispositivos móveis na mesa de cabeceira.
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