País

Granizo provocou estragos em vinhas de Carrazedo de Montenegro

Shannon Stapleton

O granizo "caiu durante cerca de 30 minutos" e as "pedras eram de grande dimensão".

Uma intensa queda de granizo provocou "elevados prejuízos" em vinhas da freguesia de Carrazedo de Montenegro, concelho de Valpaços, disse à agência Lusa o presidente da junta de freguesia.

António Jesus da Costa referiu que o mau tempo que se verificou por volta das 19:00 de terça-feira, com muito granizo e chuva, provocou, em pleno mês de agosto, "bastantes prejuízos" em vinhas de algumas aldeias desta zona do concelho de Valpaços, distrito de Vila Real.

O autarca apontou que o granizo "caiu durante cerca de 30 minutos" e que as "pedras eram de grande dimensão".

António Jesus da Costa contou que lhe foram relatados estragos por parte de viticultores e que, durante a manhã, vai ser feito um levantamento da situação.

O mau tempo verificou-se a poucas semanas do início da vindima neste território e, para além das vinhas, afetou ainda hortas e pomares.

Esta é ainda uma zona de produção de castanha, mas, segundo o autarca, para já ainda não lhe foram apontados prejuízos nesta cultura.

O Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Vila Real disse à Lusa que a chuva forte e o granizo de terça-feira provocaram 17 ocorrências, nos concelhos de Chaves e Valpaços (Carrazedo de Montenegro) relacionadas com inundações, principalmente em garagens e caves, e quedas de árvores.

Na cidade de Chaves, o mau tempo provocou ainda inundações em estradas que se registaram, sobretudo, nas freguesias citadinas, em Santa Maria Maior e Santa Cruz Trindade e Sanjurge.

Chuva forte causa inundações em Chaves

O mau tempo que se fez sentir ao início da noite no concelho de Chaves provocou inundações em estradas e habitações, disse à Lusa fonte da Proteção Civil.

Segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Vila Real, a chuva forte causou inundações em estradas e também em garagens de habitações.

  • 2:34