País

Racismo e importância do uso da máscara: Marcelo aproveita férias para deixar recados

LUÍS FORRA

Marcelo Rebelo de Sousa diz que "racismo é forma primitiva de afirmação".

Mesmo de férias, Marcelo Rebelo de Sousa respondeu às perguntas dos jornalistas desde a importância do uso da máscara na rua, à necessidade de definir regras para eventos como a Festa do Avante, até às demonstrações racistas.

O Presidente da República fez este sábado breves comentários aos assuntos do momento e ainda tem tempo para ajudar a salvar da água, duas jovens.

No primeiro mergulho do dia, Marcelo Rebelo de Sousa apercebeu-se de uma canoa virada e duas jovens aflitas e, o que era mais um banho de mar, transformou-se num episódio de salvamento.

"Racismo é forma primitiva de afirmação"

O Presidente da Repúblicou voltou também hoje a condenar o racismo, que diz ser uma forma primativa de afirmação. Numa semana marcada por ameaças de grupos de extrema-direita, Marcelo Rebelo de Sousa não percebe como é que em pleno século XXIo racismo faz parte do debate público nacional.

Estão marcadas para este domingo manifestações antifascistas em Lisboa e no Porto. À SIC, a PSP confirma que haverá um reforço do corpo de intervenção.

André Ventura também revelou que está a organizar o que diz ser a "maior marcha alguma vez vista em Portugal" contra o discurso antiracista.