País

Verão em pausa. Previsão de chuva e forte ondulação devido à chegada da depressão Ellen

O mau tempo deverá afetar principalmente as regiões Norte e Centro do país.

Pelo menos até amanhã está prevista chuva e agitação marítima devido à chegada da depressão Ellen. As regiões Norte e Centro do país deverão ser as mais afetadas pelo mau tempo. A chuva forte e intensa deverá sentir-se já no dia de hoje. Estão previstas ondas até 3 metros a norte de Cascais.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) explica que a depressão Ellen fica a dever-se a uma superfície frontal fria. Começou por atingir a Irlanda, deixando várias localidades sem eletricidade no sul e oeste do país.

O IPMA adianta que a agitação marítima na costa ocidental vai aumentar gradualmente, prevendo-se ondas de noroeste com dois a três metros a norte do Cabo Raso na sexta-feira.

A região Sul vai ter "temporariamente um aumento de nebulosidade com possibilidade de ocorrência de precipitação [chuva] fraca no Alto Alentejo", refere o IPMA.

A depressão Ellen, nome atribuído pelo serviço meteorológico irlandês (Met Éireann Forecast), vai afetar parte das zonas marítimas de responsabilidade nacional.