País

“A Ordem não tem capacidade para auditorias sistemáticas a 2.500 lares”

Entrevista na íntegra

O Presidente da Secção Regional Sul da Ordem dos Médicos em entrevista à SIC Notícias.

Alexandre Valentim Lourenço explica que a Ordem dos Médicos “tem toda a competência” para avaliar atos clínicos, fazendo-o sempre que há denúncias ou solicitações do Ministério da Saúde.

Diz ainda que a Ordem gostaria de poder fazer “auditorias sistemáticas” a todas as instituições de saúde, mas que não tem capacidade de o fazer em termos logísticos, atuando por isso apenas em caso de solicitação do Governo ou denúncias.

Sobre a reunião desta terça-feira com o primeiro-ministro, revela que foi “essencial para desfazer equívocos” e relembra que a Ordem deve ser ouvida e que possa trabalhar em conjunto com o Ministério.

Veja também:

  • Covid-19: os números da vacinação em Portugal e no Mundo

    Vacinar Portugal

    Já foram aplicadas mais de 1 milhão de doses de vacina em Portugal e o destino da maioria foi para pessoas com mais de 80 anos. O ritmo médio semanal dos últimos dias abrandou ligeiramente. Portugal é agora o 8.º país da União Europeia com mais doses administradas (14.ª se considerarmos os Estados-membros com mais vacinas completas). Veja os gráficos interativos do maior e mais rápido processo de vacinação mundial (pelo menos 101 países já o iniciaram)

    Bruno Castro Ferreira e Sofia Miguel Rosa