País

DGS já enviou parecer técnico sobre o Avante mas não divulga conteúdo

(Arquivo)

MÁRIO CRUZ

A resposta às críticas de Marcelo Rebelo de Sousa.

A Direção-Geral da Saúde (DGS) garante que enviou este domingo o seu parecer técnico aos organizadores da Festa do Avante!.

"A Organização da Festa do Avante solicitou à Direcção-Geral da Saúde (DGS) um parecer técnico para a realização da habitual Festa do Avante, cuja versão final foi hoje entregue à organização, tal como estava previsto", refere a DGS.

A DGS destaca também que "(...) este é um evento com múltiplos espaços e a que se aplicam regras de áreas de restauração, eventos culturais e circulação de pessoas. Na realização de eventos é necessário que estejam assegurados todos os aspetos que permitam salvaguardar não só a saúde dos participantes, mas também da comunidade, como um todo, uma vez que, epidemiologicamente, cada evento comporta riscos."

No mesmo texto, a DGS adianta que "não divulgará o conteúdo deste parecer, à semelhança de todos os pareceres técnicos entregues até ao momento, cabendo à entidade organizadora fazê-lo, se assim o entender".

AS CRÍTICAS DE MARCELO À "INDEFINIÇÃO DE REGRAS" PARA O AVANTE

Uma informação divulgada horas depois das críticas do Presidente da República à "indefinição de regras" da DGS para o evento.

Marcelo Rebelo de Sousa criticou sobretudo a falta de clareza das medidas:

"Não há conhecimento atempado, não há clareza", afirmou o Presidente, considerando que tal cenário "não é bom para ninguém".

"Isto não é bom. Não é bom para o Estado. No fundo a DGS significa Estado. É uma Direção-Geral enquadrada no Estado.(...) Não é bom em geral para a credibilidade que é fundamental neste momento. Estamos no meio de uma pandemia. (...) Impunha-se que se soubessem as regras do jogo com clareza e que que se pudesse comparar com outras situações. E isso não é possível. E isso preocupa-me", concluiu Marcelo.

FILIPE FARINHA

Marques Mendes diz que PCP vai sair prejudicado

Luís Marques Mendes disse este domingo, no habitual espaço de comentário do Jornal da Noite, que o PCP vai sair prejudicado da realização da Festa do Avante: "O PCP vai pagar um preço".

O comentador da SIC afirmou ainda que está criada uma ideia de troca de favores entre PCP e Governo.

Rui Rio fala em decisão "ridícula e inaceitável"

O presidente do PSD, Rui Rio, considerou "ridículo e inaceitável" que a Direção-Geral da Saúde não divulgue o parecer técnico sobre a realização da Festa do Avante!, exigindo que o Governo socialista o faça.

PAULO NOVAIS

"Ridículo e inaceitável!", escreveu no domingo Rui Rio, na plataforma social Twitter, horas depois de a DGS ter anunciado a entrega da versão final do parecer técnico sobre a Festa do Avante! ao PCP, remetendo a divulgação do seu conteúdo para o partido, "se assim o entender".

"A insensata DGS está pura e simplesmente a gozar com todos nós. Em democracia, pior era impossível", criticou o líder do PSD, defendendo que "impõe-se, agora, que o Governo, que tutela este serviço, faça a divulgação do documento".

Grupo de moradores de Amora vai manifestar-se na véspera do início do Avante

Um grupo de moradores de Amora está a preparar uma manifestação para quinta-feira, um dia antes do início da Festa do Avante!. Mais de 40 comerciantes da freguesia vão fechar os negócios durante os três dias do evento, como forma de protesto.

A menos de uma semana, a preparação do recinto faz-se a todo o gás.