País

A carta da mãe que deixou o filho junto a uma igreja no Cacém

"A minha mãe ama-me muito ao ponto de me entregar para outra família (...). Por favor não julguem a minha mãe", lê-se na carta.

Um bebé de 21 dias foi deixado na noite de terça-feira junto a uma igreja no Cacém. O recém-nascido foi encontrado dentro de uma alcofa, bem nutrido e sem sinais de maus-tratos.

Quem se encontrava dentro da igreja apercebeu-se do choro, por volta das 22h30. O bebé acabou por ser encontrado à porta da instituição.

Ao lado tinha uma fralda, um biberão e uma carta escrita pela mãe, que ainda não foi identificada, onde diz não ter capacidade financeira para o criar.

Instagram @anafilipanunes.jornalista

A PSP tratou de encaminhar o menor para o hospital Amadora-Sintra, onde foi observado e se percebeu que está bem de saúde. De acordo com a polícia, o recém-nascido estava bem alimentado, agasalhado e sem aparentes sinais de maus-tratos.

Entretanto o bebé já foi entregue a uma família de acolhimento. A adoção é um processo que só acontece mais tarde e caso não sejam identificados familiares.

Em 2019 foram abandonados 22 bebés com menos de seis meses

No ano passado foram abandonados em Portugal 22 bebés com menos de seis meses. Um dos casos mais mediáticos foi o do recém-nascido deixado pela mãe num ecoponto em Lisboa.

Na madrugada de 4 de novembro de 2019, um bebé do sexo masculino, prematuro e acabado de nascer foi metido, pela progenitora, num saco de plástico e deixado num ecoponto em Lisboa.

O recém-nascido foi encontrado ao fim de 15 horas, sem roupa e ainda com o cordão umbilical. A mulher encontra-se em prisão preventiva acusada do crime de homicídio qualificado na forma tentada.

MÃES SEM TETO. FILHOS SEM CHÃO

Em Portugal, há várias casas de acolhimento só para grávidas em situação de fragilidade social. Mas os testemunhos ouvidos, denunciam falta de respostas eficazes por parte do Estado e o desfecho de muitos destes casos, é o de mães separadas dos filhos e crianças colocadas em instituições.

"Mães sem teto. Filhos sem chão" é o nome da Reportagem Especial que passou na SIC em fevereiro.

  • Covid-19. Conselho de Ministros anuncia hoje novas medidas

    Coronavírus

    O Conselho de Ministros reúne-se para decretar "ações imediatas" de controlo da pandemia. O recolher obrigatório é uma das propostas apresentadas pelo Governo aos partidos esta 6ª feira. Os EUA ultrapassaram os 9 milhões de casos de Covid-19. Protestos violentos em vários países contra as medidas de combate à pandemia.

    Direto

    SIC Notícias