País

5 de Outubro. Marcelo Rebelo de Sousa discursa em cerimónia restrita nos 110 anos da República

Direto

MANUEL DE ALMEIDA

Chefe de Estado tem aproveitado esta data histórica para se dirigir aos políticos, com alertas sobre a saúde da democracia.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, discursa esta segunda-feira na cerimónia comemorativa dos 110 anos da Implantação da República, na Praça do Município, num formato mais restrito devido à pandemia.

Este será o quarto discurso de Marcelo Rebelo de Sousa em cerimónias comemorativas da Implantação da República, na Praça do Município, e o último do seu mandato como Presidente da República, que se iniciou em 2016 e termina em 9 de março de 2021.

No ano passado, o 109.º aniversário do 5 de Outubro foi assinalado com uma cerimónia simbólica, sem discursos, na Praça do Município, em Lisboa, por ser véspera de eleições legislativas.

O chefe de Estado tem aproveitado esta data histórica para se dirigir aos políticos, com alertas sobre a saúde da democracia.

Em 2018, apelou à permanente construção da democracia, defendendo que é fundamental "a inovação e a proximidade no sistema político", e voltou a advertir para as "tentações radicais, egoístas, chauvinistas ou xenófobas".

A sessão deste ano decorre num formato mais restrito devido às medidas sanitárias por causa da pandemia de covid-19. Antes do Presidente da República, discursa o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina.

Segundo o programa, a cerimónia inicia-se com a chegada do Presidente da República, às 10h30, que assiste à continência da força da GNR em parada e dirige-se em seguida para o Salão Nobre, seguindo-se o hastear da Bandeira Nacional, na varanda, ao som do Hino Nacional.

Na sessão, adianta uma nota da câmara de Lisboa, estarão o presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, o primeiro-ministro, António Costa, e, devido à atual situação de pandemia, estão ainda presentes os quatro presidentes dos tribunais superiores e cinco vereadores, um de cada força política representada na autarquia.

  • 17:19