País

A história com mais de cinco décadas que valeu um incidente de recusa ao juiz Carlos Alexandre

Arguido do processo "O Negativo" quer afastar juiz.

O juiz Carlos Alexandre foi alvo de mais um incidente de recusa, que visa assegurar as regras de independência e imparcialidade, que são inerentes ao direito de acesso aos Tribunais.

O pedido de afastamento foi apresentado por Paulo Lalanda de Castro, arguido processo "O Negativo" - também conhecido como o processo da Máfia do Sangue - , que alega que o magistrado tem uma inimizade com um familiar seu.

O incidente de recusa terá agora que ser analisado pelo Tribunal da Relação, mas tem já um efeito: vai travar o início da fase de instrução que estava marcado para a próxima segunda-feira e que iria decidir se os arguidos vão ou não a julgamento.

"O Negativo"

O processo "O Negativo" nasceu de uma certidão extraída da Operação Marquês e levou à acusação de sete arguidos, incluindo o ex-administrador da Octapharma, Lalanda de Castro e o ex-presidente do INEM, Cunha Ribeiro.

Em causa estão crimes de corrupção, abuso de poder e branqueamento de capitais por um alegado esquema de monopólio no fornecimento de plasma.