País

Siza Vieira e João Galamba investigados por suspeitas de corrupção

Os dois governantes serão suspeitos de favorecer um consórcio que pretende criar em Sines um projeto industrial de hidrogénio verde.

O ministro da Economia e o secretário de Estado da Energia dizem desconhecer se estão ou não a ser investigados pelo Ministério Público por suspeitas de corrupção, como avançou a revista sábado.

A SIC sabe que Pedro Siza Vieira e João Galamba ainda não foram constituídos arguidos, mas a procuradoria-geral da República confirmou a existência de um inquérito a decorrer no departamento central de investigação e ação penal.

Os dois governantes serão suspeitos de favorecer um consórcio que pretende criar em Sines um projecto industrial de hidrogénio verde. Um investimento de 7 mil milhões de euros apoiado em fundos comunitários que já originou um manifesto assinado por 30 personalidades contra a estratégia do governo.

No mesmo processo estarão ainda a ser investigados António Mexia e Manso Neto.

Opinião: O Crime Económico do Hidrogénio

Em julho deste ano, José Gomes Ferreira escrevia: "Se não fizermos nada para o impedir estaremos a dar carta verde a mais um saque das empresas do regime a toda a economia".

  • O primeiro dia de Web Summit 

    Web Summit

    Acompanhe aqui as palestras do palco principal. Neste primeiro dia, passam pelo palco nomes como Paddy Cosgrave, CEO e fundador da Web Summit, o primeiro-ministro António Costa, Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, ou a atriz Gwyneth Paltrow.

    Em Direto

    SIC Notícias