País

Chuva forte e trovoada colocam grupo central dos Açores sob aviso laranja na terça-feira

Situação meteorológica é provocada por uma superfície frontal fria com ondulações de atividade moderada a forte.

O grupo central dos Açores vai estar sob aviso laranja na terça-feira devido à previsão de chuva por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada, indicou esta segunda-feira o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o instituto, o aviso laranja para o grupo central (S. Jorge, Pico, Faial, Graciosa e Terceira) vai estar em vigor entre as 06:00 e as 15:00 de terça-feira, passando depois a aviso amarelo até às 21:00.

Também o grupo oriental (São Miguel e Santa Maria) vai estar sob aviso amarelo entre as 12:00 e as 21:00 de terça-feira, devido à previsão de chuva por vezes forte e acompanhada de trovoada e vento forte.

O grupo ocidental (Flores e Corvo) também está sob aviso amarelo desde as 09:30 de hoje e até às 00:00 de terça-feira, por causa da chuva forte e trovoada.

Segundo o IPMA, a situação meteorológica é provocada por uma superfície frontal fria com ondulações de atividade moderada a forte que está a condicionar o estado do tempo nas ilhas do grupo ocidental e irá provocar um agravamento nos grupos central e oriental.

O aviso laranja indica situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

  • O primeiro dia de Web Summit 

    Web Summit

    Acompanhe aqui as palestras do palco principal. Neste primeiro dia, passam pelo palco nomes como Paddy Cosgrave, CEO e fundador da Web Summit, o primeiro-ministro António Costa, Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, ou a atriz Gwyneth Paltrow.

    Em Direto

    SIC Notícias