País

Jovens portugueses consomem menos tabaco, mas mais álcool

Portugal continua a baixo da média europeia.

Os jovens portugueses consomem cada vez menos tabaco, mas em sentido contrário o consumo de álcool tem vindo a aumentar. As conclusões são de um estudo europeu divulgado esta quinta-feira.

Desde 2003 que os números mostram uma tendência de descida. Os jovens portugueses estão cada vez mais conscientes das consequências do tabaco e consomem cada vez menos. A descida é ainda maior no que diz respeito ao consumo de cigarros eletrónicos.

É o que mostra um estudo europeu que acompanha a evolução dos comportamentos aditivos até aos 16 anos, dados que foram comparados com os recolhidos em anos anteriores.

Em sentido contrário, verificou-se um pequeno aumento no consumo de álcool entre os jovens, contrariando a tendência de descida que acontecia desde 2007. 77% dos inquiridos admite já ter consumido bebidas alcoólicas.

Apesar deste aumento, Portugal continua a baixo da média europeia, mas são cada vez mais os jovens que admitem ter começado a consumir álcool a partir dos 13 anos. As bebidas destiladas são as principais escolhas.

Outras adições

O estudo fala também em outros comportamentos aditivos. Os jovens portugueses são dos que mais tempo passam nas redes sociais durante o fim de semana e mais de metade admite já ter tido problemas com a utilização das redes e dos jogos online.

  • 1:44