País

Chuva intensa provoca cheias no Algarve

Os concelhos de Loulé, Albufeira e Olhão são os mais afetados. Foram registadas dezenas de ocorrências. Chuva provocou o corte de várias estradas e inundações em estabelecimentos comerciais.

A chuva intensa e persistente que esta manhã atingiu o Algarve provocou cheias em várias cidades.

Segundo a Proteção Civil, foram registadas 32 ocorrências relacionadas com o mau tempo durante a manhã. Um número que subiu para as 80 pelas 12h30. Os concelhos de Loulé, Albufeira, Silves e Olhão são os mais afetados.

O número de ocorrências deverá subir, uma vez que algumas das situações “estão a ser acompanhadas a nível municipal e serão reportadas mais tarde”, explica à Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS)

As cheias obrigaram ao corte de estradas e vários estabelecimentos comerciais ficaram inundados. Os moradores estão preocupados com os problemas de escoamento.

Em Silves, a queda de um muro causou danos em oito viaturas que estavam estacionadas na via pública. Na zona industrial de Loulé houve “pequenas inundações” em armazéns. Várias habitações e estabelecimentos comerciais em toda a região do Algarve foram também afetadas pela subida da água.

Durante a manhã, a chuva não mostrou sinais de abrandamento, mas para a parte da tarde há previsão de melhoria das condições atmosféricas.