País

Açores. Ilhas de São Miguel e Santa Maria sob aviso amarelo devido ao vento

O vento far-se-á sentir da direção de nordeste com velocidade média de 65 a 74km/h.

O Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA) emitiu esta terça-feira um aviso amarelo para o grupo oriental dos Açores, que compreende as ilhas de São Miguel e Santa Maria, devido ao vento que se faz sentir.

De acordo com o comunicado do IPMA, o aviso vigorará até quarta-feira, às 09:00 dos Açores (10:00 de Lisboa).

O vento far-se-á sentir da direção de nordeste, sendo a velocidade média de 65 a 74 quilómetros/hora.

Segundo o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, nas últimas horas verificou-se a queda de três árvores, duas da quais na ilha de São Miguel, nas freguesias das Furnas e Ponta Garça, a par de outra na freguesia de São Mateus, na ilha Terceira.

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores recomenda que se consolide telhados, portas e janelas, se proceda ao corte ou pode as árvores próximas que apresentem risco de queda e mantenha-se limpos os sistemas de drenagem, bem como, os adjacentes às residências.

  • Confidentes de alunos e cúmplices de professores: o braço contínuo

    País

    Chamam-lhes “funcionários” porque funcionam. A expressão até parece sugerir que eles são os únicos que “funcionam”, dentro de uma escola. Acalmem-se os tolos. Significa apenas que os “assistentes operacionais”, ou “auxiliares de ação educativa”, títulos mais pomposos do que “contínuos” – expressão que estimo muito - são pau para toda a colher.

    Opinião

    Rui Correia