País

Neve em Vila Real. Proteção Civil apela à não circulação nas estradas de montanha

Caso necessite de circular nestas vias, as autoridades aconselham o uso de correntes nos pneus.

Os municípios de Vila Real acordaram esta sexta-feira cobertos por um manto de neve. Desde a madrugada que a Proteção Civil e os bombeiros têm estado a trabalhar na limpeza das estradas, mas a queda de neve obrigou à suspensão das aulas em vários concelhos.

“A neve já era muita e os autocarros já não conseguiram [circular]”, explica à SIC, Duarte Marques, responsável da Proteção Civil. “Com a continuação da neve, por articulação com a escola, entendeu-se que seria bom e recomendável que aqueles alunos que possam ir já para casa e que possam ser acolhidos pelos pais regressarem, para evitar que a situação se possa tornar mais complicada”, acrescentou.

O responsável pela Proteção Civil avança que "a circulação ainda não está interdita em nenhuma das estradas", mas apela à população para que evite circular nas estradas de montanha.

“A circulação é condicionada e quem não precisar de se fazer à estrada, o que recomendamos, principalmente nestas áreas, é que não o faça. Só em casos de necessidade. E [recomendamos] que se prepare devidamente para a viagem”, aconselhou Duarte Marques.

Para uma maior segurança na deslocação deverão ser utilizadas correntes no veículos ou optar, se possível, por veículos todo-o-terreno.